Dica de leitura: Como eu Era Antes de Você
- Ana Soares
- 25 de jan. de 2019
- 2 min de leitura

Comecei esta sequência de posts sobre dicas de livros que eu li e gostei no outro blog e como eu gostei da ideia, resolvi aproveitar e trazer para cá. Como a postagem é bastante informal, eu não posso chamar de resenha literária, então fica mais para uma apresentação das leituras que eu achei que valem a pena serem mencionadas e que, de alguma forma, me marcaram.
Escrevi pensando e repensando cada vírgula com medo de dar algum spoiler (do verbo spoil, em inglês, significa estragar. É quando alguém fala algo relevante sobre um filme, livro, série que a outra pessoa não tenha visto. Por exemplo: contar o final do filme), mas, como mencionei anteriormente, o post não é uma resenha, então foquei mais nas minhas impressões do livro.
Como eu era antes de você nunca despertou o meu interesse. Ouvi falar bastante, mas o nome me pareceu clichê, então, antes mesmo de saber sobre o que era a história eu decidi que não era o meu tipo de leitura. Mas eu ganhei o livro de uma amiga e o texto me envolveu ao ponto de não conseguir parar de ler.
Não é um clichê desses melosos que eu achei que fosse. Na minha cabeça eu pensava que era a vida de uma mulher depois de algum término de namoro, noivado ou casamento e não é nada disso. Confesso que no começo o livro pareceu bastante confuso e eu achei que não fosse gostar. Depois que Lou, a personagem principal, finalmente arrumou um emprego que ela não detestava logo à primeira vista, as coisas foram se encaixando e a trama ficou mais clara.
O livro é sobre uma história de amor que mostra como alguém pode mudar a gente para melhor. Tudo parece bastante previsível, mas eu me surpreendi com o final. Resumindo, mais uma vez eu julguei o livro e estava errada, o desfecho não aconteceu como eu achei que aconteceria.
Li durante as férias de faculdade e a leitura é leve, fácil e com muita rapidez eu mergulhei no livro e nem ouvi o que acontecia ao meu redor na minha casa. Particularmente, eu gostei das comparações de classe e estilos de vida que Lou faz durante várias passagens entre o seu patrão e a família dele e ela e a família dela. A abordagem de vários assuntos, como distinção de classes sociais, deficiência física, conflito entre irmãs e casamento torna o texto bastante rico em conteúdo e a leveza com que é escrita, deixa a leitura muito agradável.
Ainda não sei dizer se o final é triste ou não. Parece que a história tenta te convencer de que tudo vai ficar bem e que um novo ciclo se inicia. O fato é que eu mudei de ideia sobre o livro e a lição que ficou, ao menos para mim, é a de que: além de não julgar um livro pela capa, também não é seguro julgar apenas pelo título. Na dúvida, é sempre melhor ler.



Comentários