top of page

Interpretações erradas que o Zap proporciona


ree
Photo by rawpixel on Unsplash

Ao meu ver conversas por aplicativos de trocas de mensagens, especialmente o WhatsApp, estão ficando cada vez mais complicadas. Criou-se o hábito (não sei de quando, exatamente) de interpretar além, ou seja, a pessoa que recebe sua mensagem, lê com uma "voz" na cabeça dela, com o tom que ela ACHA que você digitou aquilo. Parece ainda mais esquisito tentar escrever e descrever, mas é o que ocorre em muitos casos.

Acho que um bom exemplo disso é quando alguém pergunta se você está bravo ou com raiva só porque não enviou uma resposta grande e cheia de letras a mais, que são totalmente dispensáveis. Por exemplo: algo como "siiiiimmmm" para muitas pessoas soa melhor do que um simples e rápido "sim". Nos dois casos os significados são exatamente os mesmos, mas tem gente que se sente ofendido com uma mensagem "menor".

Existe a tentativa de deixar a troca de mensagens instantâneas mais parecidas com as interações reais, que a gente faz sem o intermédio da tela do celular, mas em muitos casos há uma cobrança em excesso de que a outra pessoa não seja "seca" nas respostas.

O que eu percebo que vem sendo esquecido é que cada um tem seu jeito de escrever e de se expressar, não acho legal cobrar que a outra pessoa te responda do jeito que mais te agrada só para você sentir que está tudo bem. Em outros casos, quem está do outro lado da tela, pode estar ocupado ou fazendo mais de uma coisa ao mesmo tempo e não quer ficar perdendo tempo acrescentando um monte de letras a mais só para a mensagem soar mais "simpática".

Confesso que já diminui conversas com pessoas que me cobravam em excesso que eu respondesse "direito", tira toda a espontaneidade da conversa e, ao menos para mim, parece que estou pisando em ovos, quando eu só queria jogar conversa fora na internet.

Comentários


© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page