top of page

O seu silencio te torna diferente de muitos


Photo by Chris Barbalis on Unsplash
Photo by Chris Barbalis on Unsplash

Antes de qualquer coisa, quero me desculpar pelo meu sumiço do blog, não é que eu não tenha posts para atualizar, mas ultimamente tenho me sentido tão mal, que foi difícil me concentrar em alguma coisa. Com tantos pensamentos, ficou quase impossível conseguir seguir uma linha lógica de raciocínio, mas, como tudo aquilo que eu vivo, procurei transformar a minha experiência naquilo que eu tenho mais facilidade: em post novo.

Nestes últimos dias, eu estive pensando em como existem pessoas que simplesmente fazem com que a gente desista dos nossos sonhos, ou com que a gente se desiluda ao ponto do sonho nem fazer mais sentido. E aí me veio à cabeça: será que eu tenho sido legal o suficiente com as pessoas? Ou será que eu fiz/disse alguma coisa tão ruim que fez com que alguém desistisse dos seus sonhos?

Obvio que não são acontecimentos isolados que nos desanimam ao ponto de nos fazer desistir, mas sim a junção de várias coisas negativas, palavras desmotivadoras, atitudes maldosas. Tudo isto pode fazer com que alguém desista de uma coisa que realmente era importante e fazia diferença na vida desta pessoa. Pensando nisso, eu comecei a avaliar ainda mais a necessidade de falar. Ou seja, isto que eu vou dizer é realmente bom? Ou construtivo o suficiente? Se a resposta for não, eu prefiro ficar quieta.

Entendo que em muitos casos, as pessoas agem e falam sem pensar, mas é aí onde mora o problema. Quando criança, a gente escuta “é normal, criança não tem filtro mesmo”; adolescente “é normal adolescente não pensa muito para falar”. Mas eu me pergunto: e o adulto? Não deve existir desculpa para um adulto que sai por aí dizendo o que bem quer e na hora que bem entende. E mesmo assim isso acontece.

O resultado é, em muitos casos, desastroso. Pode parecer drama ou um perfeito exagero, mas eu me sentiria horrível como ser humano se soubesse, ou percebesse que alguém pensa em desistir de fazer alguma coisa por causa dos meus comentários maldosos. A questão é: ninguém se sente bem quando outra pessoa diz tudo aquilo que para ela é conveniente. Então, acho extremamente válido repensar o que vale a pena ser dito por que somos responsáveis pelo mal estar que causamos no outro quando nos achamos no direito de dizer aquilo que queremos sem pensar nas consequências.

Acredito que o mundo já esteja saturado de pessoas maldosas, que fazem comentários venenosos com o único intuito de prejudicar o outro, ou seja, não precisa existir mais gente assim. O seu silencio pode não melhorar a vida de ninguém, mas também não piora, o que, nos dias de hoje, já é de grande ajuda.

Comentários


© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page