top of page

Clichês de ano novo e afins

Photo by Chris Gilbert on Unsplash
Photo by Chris Gilbert on Unsplash

Todos os meus esforços de pensar em um post para esta época do ano que não fosse clichê acabaram caindo aqui. Convenhamos que Natal e ano novo são datas basicamente "lugar comum", o assunto sempre gira em torno delas, até mesmo entre quem não comemora.

Mas o ponto central do post hoje são as mudanças e todas as transformações que as pessoas querem para o ano que se inicia. Acho extremamente válido pensar em tudo isso porque, ao menos para mim, mesmo que todas as metas não se cumpram, já considero um progresso repensar atitudes, mudança de hábitos, questionar o próprio estilo de vida. Há quem critique tudo isso e diga que essa vontade de mudança só aconteça por causa do final de ano. Mas que bom que o final de ano tem esta utilidade então.

Acho válida toda mudança que seja para melhorar de vida, desde que o interesse em mudar parta de cada um. Deixar de fazer algo que gosta só porque não parece certo para outra pessoa é bobagem, principalmente se isso te faz feliz. É importante ter consciência de que abandonar velhos hábitos já é difícil quando você faz por você mesmo, mas quando é por outra pessoa, se torna mais difícil ainda. E, em alguns casos, até frustrante.

Uma parte importante, que percebo ser muito esquecida, é o tempo que as coisas levam para dar certo. Nem tudo é tão rápido quanto gostaríamos que fosse e isso pode acabar sendo frustrante também, principalmente quando pensamos em coisas imediatas, mas tudo leva seu tempo e, às vezes, não é o mesmo tempo que leva na nossa cabeça para dar certo.

Aproveitando a mesma linha de raciocínio, também é válido lembrar que nem tudo depende da gente. Às vezes almejamos alguma coisa ou mudança, mas isso não depende SÓ da gente, ou não diretamente, enfim tudo aquilo que não está apenas nas nossas mãos tende a demorar um pouco mais ou a não sair exatamente do jeito que queremos. O motivo é óbvio e parece até um clichê (como o post inteiro). Mas, escrevendo o post, percebi que os clichês têm seu sentido e sua razão de ser, portanto, acho que para o ano novo pode ser bom dar razão, ao menos de vez em quando, a eles.

Um feliz ano novo a todos com muita felicidade, sábias escolhas e pessoas boas e gentis. Que possamos realizar tudo o que for proposto da melhor forma possível e que as frustrações de 2018 não nos acompanhem e permaneçam no passado.

 
 
 

Comentários


© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page